Domingo, 12 de Outubro de 2008

O Auditório Paulo VI em Fátima encheu para assistir à 16ª Gala da Central FM Rádio Clube. Numa festa que visou premiar o talento, mérito e dedicação em diversas áreas, os troféus “Pedrada no Charco” voltaram a homenagear os artistas que mais se evidenciaram ao longo do ano. 
 

 

A par de diversos 

nomes consolidados da música nacional, Ricardo Soler foi um dos premiados da noite, tendo sido distinguido ao lado de Helena Vieira, com o troféu 'Melhor Dueto do Ano' pela actuação de 'Barcelona' no programa Operação Triunfo, do qual foi finalista.

 

«Cantou em muitos programas nos vários canais de televisão e representou Portugal no Festival da Canção do Mediterrâneo, no Festival Internacional da Bulgária e no Festival Internacional Vozes do Atlântico. O ano passado terminou a licenciatura em Enfermagem e concorreu à Operação Triunfo, tendo também participado no Festival RTP da Canção. Actualmente está no programa de Herman José, 'Chamar a Música', e está também com Filipe La Féria no 'West Side Story'. Uma voz que se destaca, que nos arrepia e que aliada à melhor voz do canto lírico português nos surpreenderam com o 'Melhor Dueto do Ano'.»

 

Foi com estas palavras que, Emilia Pinto, Directora da Central FM, chamou ao palco Helena Vieira e Ricardo Soler. Seguiu-se uma pequena conversa na qual, a anfitriã da noite começou por perguntar a Helena Vieira como tinha sido a experiência de cantar com o Ricardo. Helena Vieira respondeu: «É o primeiro prémio que recebo em Portugal e o meu maior prazer é dividi-lo com o Ricardo! [...] Este (prémio) tem muito significado para mim, por ser o primeiro no meu país e ao lado deste menino, que é o meu menino de ouro

 

É então que Emilia Pinto dá a conhecer um pouco mais sobre Ricardo, colocando-lhe algumas questões:

Emilia Pinto – Só recentemente te tornaste mais conhecido do grande público mas já tinhas um longo percurso musical...

Ricardo Soler – Tinha vindo a experimentar umas coisas aqui e ali, tentando saber o que é que eu queria mesmo, sempre tentando conjugar a música com o meu curso e os meus estudos superiores.

EP – A Enfermagem ficou para trás?

RS – Acabei a minha licenciatura e fiz, na semana em que terminei, o meu 1º casting para a 'Operação Triunfo'. Portanto, acho que o timing foi certo e foi tempo de arriscar.

EP – Mas neste momento não estás a dedicar-te a essa profissão... e estás com o La Féria também!...

RS – Exacto. Neste momento, estou em ensaios para o West Side Story, no Politeama, (...).

EP – Como foi a experiência de cantar ao lado de uma cantora lírica como a Helena Vieira?

RS – É um grande prazer, uma grande honra! Quando, na 'Operação Triunfo' me foi dito, na atribuição das músicas, que eu iria cantar com a Helena, eu fiquei muito, muito satisfeito. Já estávamos na recta final da 'Operação Triunfo' e a Helena sempre me apoiou muito. Eu cresci e descobri-me imenso como cantor graças à Helena e aos outros professores que nos acompanharam mas a Helena teve um papel mesmo muito importante.

EP – No 'Chamar a Música', no programa do Herman José, gostas daquele tipo de trabalho? Apesar de nunca cantares um tema inteiro, para grande pena nossa...

RS – O 'Chamar a Música' foi uma experiência muito enriquecedora. Já acabou, teve a última emissão há duas semanas. Foi mais uma escola. Eu gosto de escolas: foi a 'Operação Triunfo', o 'Chamar a Música' e agora o La Féria. O 'Chamar a Música' foi muito importante para eu continuar a conhecer mais outros registos de música, outras canções e ter a capacidade de estar concentrado e entrar no momento certo, no tom certo. Ás vezes, as pessoas pensam: o programa é gravado, eles devem ter muito tempo, mas não. É na altura, tem de sair bem porque podemos estar a prejudicar um concorrente.

EP – Ricardo, quais são as tuas referências musicais na música portuguesa? Tens alguns nomes que possas indicar?

RS – Tenho e acompanharam o meu crescimento. Cresci a ouvi-las. É o caso de, por exemplo, Lúcia Moniz, que está a trabalhar comigo agora no 'West Side Story' e tenho a oportunidade de contracenar com ela; a Sara Tavares, que eu conheci agora, aqui nos bastidores - eu cantei uma canção dela na 'Operação Triunfo' e fiquei mesmo sem poder falar, a responsabilidade foi tão grande e eu gosto muito da Sara, sou um fã assumido!; a Rita Guerra...

 

A apresentadora surpreende Ricardo e chama então ao palco, para lhe entregar o prémio, a cantora Rita Guerra, que pronunciou as seguintes palavras: "O Ricardo é uma pessoa com uma sensbilidade muito grande, tem uma voz maravilhosa. Tive o prazer de cantar com ele num casamento, cantámos numa igreja acompanhados pelo seu saudoso primo e nosso colega, o maestro José Marinho, e que eu sei que é grande motivo de honra e inspiração para o Ricardo...Espero que este seja o primeiro de uma série infindável, paletes, resmas de prémios... porque tu és maravilhoso e porque tu mereces!”

 

 

 

Seguiu-se a actuação tão esperada, Ricardo Soler e Helena Vieira de novo juntos em palco para interpretar o tema que os uniu na Operação Triunfo e lhes concedeu a honra de receber este prémio: "Barcelona", à qual o público respondeu com uma calorosa ovação de pé.

 

 


 


publicado por Administração às 20:05 | link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Fernandes a 12 de Outubro de 2008 às 20:43
Obrigada Vera por este artigo, é muito bom para quem não pode estar presente!
É bom saber que a Prof. Helena Vieira e o Ricardo foram tão bem premiados!!!!!
São o nosso orgulho


De Estrelinha a 12 de Outubro de 2008 às 21:28
"Espero que este seja o primeiro de uma série infindável, paletes, resmas de prémios... porque tu és maravilhoso e porque tu mereces!"

Nem mais.. :') É um orgulho este rapaz :P


De Helena a 12 de Outubro de 2008 às 23:18
Muito obrigada por este artigo :)
Deu para termos um pouco a noção do como foi a gala :)
Um prémio bem merecido :)
O artigo está muito bom ;)


De lilipat a 13 de Outubro de 2008 às 16:46
Foi um prémio mais que merecido e será o primeiro de muitos, com certeza...:D
Fiquei espantada quando a Helena Vieira disse que era o primeiro prémio que recebia em Portugal, mas já devia estar habituada a que os portugueses não saibam, por vezes, apreciar o que têm de bom...ela estava lndíssima e cantou maravilhosamente, tal como o Ricardo...
Foi uma noite memorável marcada por uma actuação mágica...até já me é estranho ouvir o "Barcelona" original...:D


De nunes a 14 de Outubro de 2008 às 19:30
Mais uma vez me emocionei a ouvir "Barcelona", recrada pela Professora Helena Vieira e pelo Ricardo Soler!
A primeira,com uma carreira já alicerçada, o segundo a começar a sua,mas nos dois o mesmo talento e a vontade de fazer cada vez melhor!
Amei,mais uma vez, a sua interpretação e fiquei rendida, tal como o público, que os ovacionou de pé!


Comentar post

posts recentes

www.ricardosoler.com

Videos: Portugal Acústico...

Ricardo Soler na SIC Inte...

Videoclip: ZOW feat. Rica...

Video: Ricardo Soler e Br...

Audio: Ricardo Soler na R...

Gala de Natal Operação Tr...

Entrevista: Rádio Clube d...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Fotos: PORTUGAL ACÚSTICO

SHOWCASE: FNAC CHIADO

Videos: Ricardo Soler na ...

Gala de Natal ASA

Natal de Esperança (SIC)

Gala "Natal Solidário"

Videos: Portugal Acústico...

Audio: Entrevista na Rádi...

Portugal no Coração (RTP)

PORTUGAL ACÚSTICO ao vivo...

arquivos