Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

 

 

 

Operação Triunfo


Em 2007 surge a Operação Triunfo. De onde surgiu a ideia de participares? Foste tu quem tomou a iniciativa de se inscrever no programa?

 

Ricardo Soler - Sempre fui fã da Operação Triunfo, do formato. Sempre desejei participar mas sempre disse que a Enfermagem estava em primeiro lugar. Quando terminei o curso e surgiu a oportunidade inscrevi-me, mas quando me inscrevi o meu nome já lá estava repetido algumas vezes…pelos vistos houve amigos meus que se lembraram do mesmo!

 

 



 

Segundo tu próprio, és um pessimista. Em todas as galas eram nomeados 4 concorrentes para sair. A verdade é que semana após semana, tu ias ultrapassando todas as metas e a nomeação nunca chegou. Pensavas muitas vezes que irias ouvir o teu nome?

 

RS - Sim. Havia sempre possibilidade de o meu nome estar naqueles quatro porque eu era um aluno da escola e estava sujeito a apreciações e avaliações. E visto que nunca ficava satisfeito com as minhas actuações, esperava sempre ser nomeado por uma ou outra falha. Olhando para trás, fico muito satisfeito por nunca ter sido nomeado, como já disse algumas vezes, esse é o verdadeiro sabor da vitória!

 

 

 


 

Para além de te ajudar a abrir as portas no mundo da música, o que mais te trouxe a O.T.?

 

RS - A O.T. mostrou-me que o mundo da música não é fácil, a O.T. ensinou-me que realmente existe gente má em todas as áreas e às vezes estão mesmo ao nosso lado, a conviver connosco. Mas a O.T. também me trouxe amigos, a Denisa, a Filipa, o Nuno, a Cláudia, a Helena Vieira, a Paula Oliveira e tantas outras pessoas que às vezes só estavam nos bastidores e que marcaram a minha vida. A O.T. trouxe-me acima de tudo uma restauração da minha confiança em relação à minha voz, deu-me a conhecer ao público que me recebeu de braços abertos e que ainda hoje me dá os parabéns quando me vê na rua…e isso é incrível…não tem preço!


 

 

A O.T., como tudo na vida, teve os seus prós e terá tido os seus contras. Voltarias a participar? O que mudarias no formato?

 

RS - Voltava a participar! Mudava muitas coisas no formato; escolhas musicais mais interessantes, repescagem de um aluno expulso, mais promoção ao programa, mais variedade de aulas dentro da escola, visitas de cantores internacionais…


 



 

Após a O.T.


 

 

Em 2008, tiveste um convite de Renato Júnior, para o Festival da Canção. Na altura referiste ser um orgulho participar num programa deste tipo. Apesar de teres recebido alguns convites, recusaste regressar este ano. Está posto de parte um eventual regresso no futuro?
 

RS - O festival da canção foi uma experiência diferente onde realmente tive orgulho de fazer parte, visto que foi algo que sempre quis experimentar, no entanto, não faço qualquer intenção de voltar a participar em futuras edições enquanto intérprete.


 

Que coisas guardas de positivo da experiência da edição de 2008?

 

RS - Guardo de positivo o apoio das pessoas que sempre estiveram do meu lado (família, amigos, fãs).


 

Estreaste-te no teatro musical na pele de Dean Martin, em Sinatra Blue Eyes. Cantar num tom mais grave, ao interpretares este papel, foi um desafio, na medida em que ficaste conhecido pelo teu impressionante falsete?

 

RS - Vestir a pele de Dean Martin, no musical Sinatra Blue Eyes, foi sem dúvida um desafio visto que Dean Martin tinha uma tacítura completamente diferente da minha e uma maneira muito característica de interpretar as suas canções. Tentei ser-lhe o mais fiel possível estudando os seus movimentos, expressões e voz e foi aí que o desafio foi maior pois tive que cantar num tom bem mais grave que aquele a que estou habituado mas com trabalho e estudo tudo se consegue!

 


 

Em 2008 integraste o coro dos cantores residentes do Chamar a Música, na SIC. Foi difícil trabalhar com a orquestra do programa e com Inês Santos e com o Pedro Mimoso?

 

RS - Difícil? Não. Foi exigente pois tínhamos dois programas para gravar por semana com apenas um dia de ensaio, a isto adicionem quarenta e poucos excertos de canções para aprender e todo um dia de gravações por programa. Foi uma escola formidável e acho que nunca me diverti tanto a trabalhar, o Herman José é um génio e poder cantar com instrumentos ao vivo é um grande bónus, só posso agradecer ao Maestro Pedro Duarte e a todos os músicos pelos 18 programas de convivência! Quanto aos meus dois colegas de trabalho, penso que não poderia ter escolhido melhor, divertimo-nos sempre tanto os três apesar da pressão que estava posta em cima de nós.

 

 

Foste um dos concorrentes da O.T. que mais concertos deu durante 2008. Qual foi o concerto que mais gozo te deu? Porquê?

 

RS - Todos os concertos têm a sua localidade, tipo de público e situações específicas. Todos os concertos foram importantes para eu me poder ambientar ao palco e ao mais diverso público. Mas lembro-me perfeitamente do meu primeiro concerto em Alenquer e num concerto que dei na ilha do Faial, nos Açores, o público não parou um segundo e estivemos uma hora e meia a cantar, a saltar, a dançar e no fim nem me apetecia sair dali!

 

 


 

Em breve, disponibilizamos a 3ª e última parte desta entrevista. Fiquem atentos. E obrigada a todos aqueles que contribuiram!

 
 

 



publicado por Administração às 00:04 | link do post | comentar | favorito

8 comentários:
De nunes a 4 de Fevereiro de 2009 às 01:18
E continua a ser interessante percorrer o percurso artístico do Ricardo, acompanhado por fotografias elucidativas e novas para nós!
Fico a aguardar pela 3ª parte, onde pela sequência lógica da entrevista, as minhas perguntas se encaixam!


De Helena a 4 de Fevereiro de 2009 às 16:06
Gostei muito desta 2.ª parte. Bom trabalho.
Ficamos então a aguardar pela 3.ª


De lilipat a 4 de Fevereiro de 2009 às 17:11
Fico à espera do resto, atentamente...vamos sempre descobrindo coisas novas...:D


De Joana Martins a 5 de Fevereiro de 2009 às 00:25
' Mas lembro-me perfeitamente do meu primeiro concerto em Alenquer (...) '

O tempo passa, mas o orgulho continua (':


De Su a 5 de Fevereiro de 2009 às 12:12
Em primeiro lugar , gostaria de dar os parabéns , pelo excelente trabalho que está estaentrevista , quem a preparou , quem fez as perguntas e claro ao ricardo pela disponibilidade que teve ao responde-la :)
Queria tambem , dar os parabéns ao site ,de facto , um trabalho excelente que aqui é colocado todos os dias!
só me resta desejar tudo de bom e que venham mais :)

Beijinhos
E como disse a joana
O tempo passa , mas o orgulho em ser fã e apoiar o ricardo continua sempre lá ;)*


De Madalena a 5 de Fevereiro de 2009 às 20:59
Aquilo que mais estou a gostar da entrevista é a sinceridade com que o Ricardo responde, sem rodeios. Obrigada por nos dares a conhecer um pouco mais de ti. :)


De magui a 7 de Fevereiro de 2009 às 21:28
Já descobrimos uma série de coisas novas sobre o Ricardo e ficamos à espera da 3ª parte, para descobrir ainda mais!


De Daphne a 10 de Fevereiro de 2009 às 17:57
Adoro ouvir-te cantar, quando cantavas no programa do Herman José eu delirava...Tens os olhos mais bonitos do mundo...Mas claro...já tantas te o disseram...mas podes ter a certeza..q para mim és o MELHOR :)


[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Adoro ouvir-te cantar, quando cantavas no programa do Herman José eu delirava...Tens os olhos mais bonitos do mundo...Mas claro...já tantas te o disseram...mas podes ter a certeza..q para mim és o MELHOR :) <BR><BR><BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>BeijOs:P</A>


Comentar post

Projecto PORTUGAL ACÚSTICO


SINGLE

SE TE AMO

ZOW feat. Ricardo Soler

LOVE SEX



VIDEOCLIP OFICIAL

posts recentes

www.ricardosoler.com

Videos: Portugal Acústico...

Ricardo Soler na SIC Inte...

Videoclip: ZOW feat. Rica...

Video: Ricardo Soler e Br...

Audio: Ricardo Soler na R...

Gala de Natal Operação Tr...

Entrevista: Rádio Clube d...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Fotos: PORTUGAL ACÚSTICO

SHOWCASE: FNAC CHIADO

Videos: Ricardo Soler na ...

Gala de Natal ASA

Natal de Esperança (SIC)

Gala "Natal Solidário"

Videos: Portugal Acústico...

Audio: Entrevista na Rádi...

Portugal no Coração (RTP)

PORTUGAL ACÚSTICO ao vivo...

arquivos
Recorda a entrevista exclusiva

PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3

Vídeo Em Destaque

MATAS-ME COM O TEU OLHAR

SHOWCASE FNAC CHIADO

 

Operação Triunfo
Watch videos at Vodpod and music videos and more of my videos
Eurovision Party
Watch videos at Vodpod and more of my videos
West Side Story
Watch videos at Vodpod and more of my videos
Subscreve!

Facebook


Newsletter


Canal YT








MARCAS/PATROCÍNIOS

Embaixador do Spazzio Vita



Spazzio Vita
Rua Poeta do Bocage, n.º 18 D

Telheiras

1600 - 581 Lisboa

tlm: 965057177
tlf: 210138345
spazzio@sapo.pt