Domingo, 12 de Outubro de 2008

O Auditório Paulo VI em Fátima encheu para assistir à 16ª Gala da Central FM Rádio Clube. Numa festa que visou premiar o talento, mérito e dedicação em diversas áreas, os troféus “Pedrada no Charco” voltaram a homenagear os artistas que mais se evidenciaram ao longo do ano. 
 

 

A par de diversos 

nomes consolidados da música nacional, Ricardo Soler foi um dos premiados da noite, tendo sido distinguido ao lado de Helena Vieira, com o troféu 'Melhor Dueto do Ano' pela actuação de 'Barcelona' no programa Operação Triunfo, do qual foi finalista.

 

«Cantou em muitos programas nos vários canais de televisão e representou Portugal no Festival da Canção do Mediterrâneo, no Festival Internacional da Bulgária e no Festival Internacional Vozes do Atlântico. O ano passado terminou a licenciatura em Enfermagem e concorreu à Operação Triunfo, tendo também participado no Festival RTP da Canção. Actualmente está no programa de Herman José, 'Chamar a Música', e está também com Filipe La Féria no 'West Side Story'. Uma voz que se destaca, que nos arrepia e que aliada à melhor voz do canto lírico português nos surpreenderam com o 'Melhor Dueto do Ano'.»

 

Foi com estas palavras que, Emilia Pinto, Directora da Central FM, chamou ao palco Helena Vieira e Ricardo Soler. Seguiu-se uma pequena conversa na qual, a anfitriã da noite começou por perguntar a Helena Vieira como tinha sido a experiência de cantar com o Ricardo. Helena Vieira respondeu: «É o primeiro prémio que recebo em Portugal e o meu maior prazer é dividi-lo com o Ricardo! [...] Este (prémio) tem muito significado para mim, por ser o primeiro no meu país e ao lado deste menino, que é o meu menino de ouro

 

É então que Emilia Pinto dá a conhecer um pouco mais sobre Ricardo, colocando-lhe algumas questões:

Emilia Pinto – Só recentemente te tornaste mais conhecido do grande público mas já tinhas um longo percurso musical...

Ricardo Soler – Tinha vindo a experimentar umas coisas aqui e ali, tentando saber o que é que eu queria mesmo, sempre tentando conjugar a música com o meu curso e os meus estudos superiores.

EP – A Enfermagem ficou para trás?

RS – Acabei a minha licenciatura e fiz, na semana em que terminei, o meu 1º casting para a 'Operação Triunfo'. Portanto, acho que o timing foi certo e foi tempo de arriscar.

EP – Mas neste momento não estás a dedicar-te a essa profissão... e estás com o La Féria também!...

RS – Exacto. Neste momento, estou em ensaios para o West Side Story, no Politeama, (...).

EP – Como foi a experiência de cantar ao lado de uma cantora lírica como a Helena Vieira?

RS – É um grande prazer, uma grande honra! Quando, na 'Operação Triunfo' me foi dito, na atribuição das músicas, que eu iria cantar com a Helena, eu fiquei muito, muito satisfeito. Já estávamos na recta final da 'Operação Triunfo' e a Helena sempre me apoiou muito. Eu cresci e descobri-me imenso como cantor graças à Helena e aos outros professores que nos acompanharam mas a Helena teve um papel mesmo muito importante.

EP – No 'Chamar a Música', no programa do Herman José, gostas daquele tipo de trabalho? Apesar de nunca cantares um tema inteiro, para grande pena nossa...

RS – O 'Chamar a Música' foi uma experiência muito enriquecedora. Já acabou, teve a última emissão há duas semanas. Foi mais uma escola. Eu gosto de escolas: foi a 'Operação Triunfo', o 'Chamar a Música' e agora o La Féria. O 'Chamar a Música' foi muito importante para eu continuar a conhecer mais outros registos de música, outras canções e ter a capacidade de estar concentrado e entrar no momento certo, no tom certo. Ás vezes, as pessoas pensam: o programa é gravado, eles devem ter muito tempo, mas não. É na altura, tem de sair bem porque podemos estar a prejudicar um concorrente.

EP – Ricardo, quais são as tuas referências musicais na música portuguesa? Tens alguns nomes que possas indicar?

RS – Tenho e acompanharam o meu crescimento. Cresci a ouvi-las. É o caso de, por exemplo, Lúcia Moniz, que está a trabalhar comigo agora no 'West Side Story' e tenho a oportunidade de contracenar com ela; a Sara Tavares, que eu conheci agora, aqui nos bastidores - eu cantei uma canção dela na 'Operação Triunfo' e fiquei mesmo sem poder falar, a responsabilidade foi tão grande e eu gosto muito da Sara, sou um fã assumido!; a Rita Guerra...

 

A apresentadora surpreende Ricardo e chama então ao palco, para lhe entregar o prémio, a cantora Rita Guerra, que pronunciou as seguintes palavras: "O Ricardo é uma pessoa com uma sensbilidade muito grande, tem uma voz maravilhosa. Tive o prazer de cantar com ele num casamento, cantámos numa igreja acompanhados pelo seu saudoso primo e nosso colega, o maestro José Marinho, e que eu sei que é grande motivo de honra e inspiração para o Ricardo...Espero que este seja o primeiro de uma série infindável, paletes, resmas de prémios... porque tu és maravilhoso e porque tu mereces!”

 

 

 

Seguiu-se a actuação tão esperada, Ricardo Soler e Helena Vieira de novo juntos em palco para interpretar o tema que os uniu na Operação Triunfo e lhes concedeu a honra de receber este prémio: "Barcelona", à qual o público respondeu com uma calorosa ovação de pé.

 

 


 


publicado por Administração às 20:05 | link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Fernandes a 12 de Outubro de 2008 às 20:43
Obrigada Vera por este artigo, é muito bom para quem não pode estar presente!
É bom saber que a Prof. Helena Vieira e o Ricardo foram tão bem premiados!!!!!
São o nosso orgulho


De Estrelinha a 12 de Outubro de 2008 às 21:28
"Espero que este seja o primeiro de uma série infindável, paletes, resmas de prémios... porque tu és maravilhoso e porque tu mereces!"

Nem mais.. :') É um orgulho este rapaz :P


De Helena a 12 de Outubro de 2008 às 23:18
Muito obrigada por este artigo :)
Deu para termos um pouco a noção do como foi a gala :)
Um prémio bem merecido :)
O artigo está muito bom ;)


De lilipat a 13 de Outubro de 2008 às 16:46
Foi um prémio mais que merecido e será o primeiro de muitos, com certeza...:D
Fiquei espantada quando a Helena Vieira disse que era o primeiro prémio que recebia em Portugal, mas já devia estar habituada a que os portugueses não saibam, por vezes, apreciar o que têm de bom...ela estava lndíssima e cantou maravilhosamente, tal como o Ricardo...
Foi uma noite memorável marcada por uma actuação mágica...até já me é estranho ouvir o "Barcelona" original...:D


De nunes a 14 de Outubro de 2008 às 19:30
Mais uma vez me emocionei a ouvir "Barcelona", recrada pela Professora Helena Vieira e pelo Ricardo Soler!
A primeira,com uma carreira já alicerçada, o segundo a começar a sua,mas nos dois o mesmo talento e a vontade de fazer cada vez melhor!
Amei,mais uma vez, a sua interpretação e fiquei rendida, tal como o público, que os ovacionou de pé!


Comentar post

Projecto PORTUGAL ACÚSTICO


SINGLE

SE TE AMO

ZOW feat. Ricardo Soler

LOVE SEX



VIDEOCLIP OFICIAL

posts recentes

www.ricardosoler.com

Videos: Portugal Acústico...

Ricardo Soler na SIC Inte...

Videoclip: ZOW feat. Rica...

Video: Ricardo Soler e Br...

Audio: Ricardo Soler na R...

Gala de Natal Operação Tr...

Entrevista: Rádio Clube d...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Fotos: PORTUGAL ACÚSTICO

SHOWCASE: FNAC CHIADO

Videos: Ricardo Soler na ...

Gala de Natal ASA

Natal de Esperança (SIC)

Gala "Natal Solidário"

Videos: Portugal Acústico...

Audio: Entrevista na Rádi...

Portugal no Coração (RTP)

PORTUGAL ACÚSTICO ao vivo...

arquivos
Recorda a entrevista exclusiva

PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3

Vídeo Em Destaque

MATAS-ME COM O TEU OLHAR

SHOWCASE FNAC CHIADO

 

Operação Triunfo
Watch videos at Vodpod and music videos and more of my videos
Eurovision Party
Watch videos at Vodpod and more of my videos
West Side Story
Watch videos at Vodpod and more of my videos
Subscreve!

Facebook


Newsletter


Canal YT








MARCAS/PATROCÍNIOS

Embaixador do Spazzio Vita



Spazzio Vita
Rua Poeta do Bocage, n.º 18 D

Telheiras

1600 - 581 Lisboa

tlm: 965057177
tlf: 210138345
spazzio@sapo.pt