Sábado, 16 de Fevereiro de 2008

 

«Quanto ao rumor que por aí anda sobre a escrita de uma letra para uma das cantigas concorrentes ao Festival da Canção, eis a história verdadeira: o compositor e produtor Renato Júnior desafiou-me para escrever uma letra para ser interpretada pelo Ricardo Soler, finalista da Operação Triunfo e senhor de capacidades vocais raiando o sobrenatural, numa das canções do festival. Ora, as letras que até agora escrevi na minha vida foram para efeitos de comédia (boa parte delas pode ser confirmada nos episódios de Paraíso Filmes), mas num ano de primeiras experiências (como dançar o tango em frente a muitas pessoas ou correr todo nu no meu quintal envergando nada mais do que um barrete de campino), achei que devia pôr a render o meu vastíssimo conhecimento de canções pop e tentar escrever a letra para uma. Qual o assunto? Precisamente: as canções pop. A maneira como, em três minutos, conseguem encerrar o sentido da nossa existência, sobretudo em dadas alturas da vida, quando todas as canções que se ouvem - na rádio, na televisão, nos altifalantes do supermercado - parecem ser uma banda sonora para aquilo por que estamos a passar.

O meu universo musical não podia estar mais afastado do universo do Festival da Canção, mas há qualquer coisa de sedutor (e não, não é o dinheiro) em criar uma letra para um certame por onde já passaram hitshistóricos do calibre de Tourada, Play Back, E Depois do Adeus, Bem Bomou, sim, Conquistador. Agradou-me também a ideia de escrever qualquer coisa para uma melodia extremamente afunkalhada do Renato e para a potência vocal do Ricardo. Fui eu que, numa das edições da Operação Triunfo, disse que ele era capaz de dar dignidade à lista telefónica de Lisboa-Cidade se a desatasse a cantar, e esse pensamento tranquilizava a minha insegurança perante a eventualidade da minha letra ser muito, muito má.

Perante o convite, convoquei a minha amiga, letrista com alguma experiência, Maria de Vasconcelos, para me ajudar a encaixar na canção todas as ideias que eu tinha sobre o efeito das canções pop na vida de uma pessoa. Estivemos os dois umas boas tardes em brainstorm via Messenger (nada pára a modernidade, de facto) e criámos algo que tive o prazer de ouvir ontem - em mp3 - já cantado pelo Ricardo. E o Ricardo, como seria de esperar, dá um show (mesmo em maquete) que anda ali por territórios algures entre Maroon 5 e Stevie Wonder.»

 

in http://havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/

 




publicado por Administração às 16:58 | link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Canta & Encanta a 16 de Fevereiro de 2008 às 18:11
Gostas de cantar? Então participa no concurso virtual de canto mais badalado da net!!! Mostra a todos o quanto vales e diverte-te um bocado participando neste concurso! www.canta-encanta.blogs.sapo.pt


De Sofia Rocha a 16 de Fevereiro de 2008 às 18:58
Oláaa :D


Epah...letra do Markl...tou ansiosa pra ver o q vai sair dali :)


bjinhoss*


Comentar post

Projecto PORTUGAL ACÚSTICO


SINGLE

SE TE AMO

ZOW feat. Ricardo Soler

LOVE SEX



VIDEOCLIP OFICIAL

posts recentes

www.ricardosoler.com

Videos: Portugal Acústico...

Ricardo Soler na SIC Inte...

Videoclip: ZOW feat. Rica...

Video: Ricardo Soler e Br...

Audio: Ricardo Soler na R...

Gala de Natal Operação Tr...

Entrevista: Rádio Clube d...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Video: PORTUGAL ACÚSTICO ...

Fotos: PORTUGAL ACÚSTICO

SHOWCASE: FNAC CHIADO

Videos: Ricardo Soler na ...

Gala de Natal ASA

Natal de Esperança (SIC)

Gala "Natal Solidário"

Videos: Portugal Acústico...

Audio: Entrevista na Rádi...

Portugal no Coração (RTP)

PORTUGAL ACÚSTICO ao vivo...

arquivos
Recorda a entrevista exclusiva

PARTE 1 PARTE 2 PARTE 3

Vídeo Em Destaque

MATAS-ME COM O TEU OLHAR

SHOWCASE FNAC CHIADO

 

Operação Triunfo
Watch videos at Vodpod and music videos and more of my videos
Eurovision Party
Watch videos at Vodpod and more of my videos
West Side Story
Watch videos at Vodpod and more of my videos
Subscreve!

Facebook


Newsletter


Canal YT








MARCAS/PATROCÍNIOS

Embaixador do Spazzio Vita



Spazzio Vita
Rua Poeta do Bocage, n.º 18 D

Telheiras

1600 - 581 Lisboa

tlm: 965057177
tlf: 210138345
spazzio@sapo.pt